top of page

Venha visitar Castelo de Paiva

Centro Histórico de Sobrado

Local acolhedor, ladeado por edifícios seculares de elevado interesse arquitetónico e cultural, onde se destacam os Paços do Concelho, a Igreja matriz, o cruzeiro da independência, o chafariz e o edifício da Cadeia. Este ultimo alberga, nos rés-do-chão, o Posto turístico e uma sala de promoções de produtos regionais. Este espaço permite também a realização de exposições temporárias, seminários, conferencias, entre outros. Em permanência esta uma exposição representativa de artes, ofícios e tradições deste concelho. No meio da praça, à qual se dá o nome de Largo do Conde, está a estátua do primeiro conde de Castelo de Paiva. 

Monte de Santo Adrião 

Carateriza-se por ser um local alto e possuir uma capelinha no seu topo. Tem-se daqui uma visão de grande parte do concelho. Na primavera, o colorido do monte faz a sua visita quase obrigatória. Todos os anos, no primeiro domingo após 40 dias a seguir à Páscoa, realiza-se uma romaria popular no alto da elevação, onde está edificada a capela de Sto. Adrião. Estando bom tempo, são muitos os que aí fazem piquenique.

Monte de São Domingos 

No monte de S.Domingos, miradouro natural rodeado por profundos vales onde correm os rios Arda e Douro, é possível admirar a paisagem deslumbrante, onde o verde cobre a montanha e lhe dá vida. Aqui existem varias mesas e bancos para convívio e piqueniques, bem como zonas relvadas e arborizadas com muita sombra. Um local ideal para passar bons momentos com quem mais ama. 

Área de Lazer de S.Martinho 

Espaço amplo e agradável convidativo a um dia em família. Possui relva natural e árvores que proporcionam sombra para bons momentos de descanso, de leitura ou quem sabe uma boa soneca. Para os jovens mais irrequietos, o pequeno lago aí existente fará com toda a certeza as delícias de um refrescante banho.

Fotografia Berto Granja

Fotografia Berto Granja

Fotografia: Berto Granja

Fotografia: Berto Granja

Ilha dos Amores 

Na confluência do rio Paiva com o Douro, na zona do Castelo, localiza-se uma ilhota (Ilha do Castelo, carinhosamente apelidada de “Ilha dos Amores”) onde foi descoberta a estrutura de uma antiga Ermida do Séc. XV.  Este espaço desperta os jovens para a prática de desportos náuticos ou mesmo para um animado acampamento em período estival. É ainda complementado por infraestruturas que tornam agradável a  frequência do local: uma piscina ao ar livre, apoiada por um bar, um pequeno areal e espaços de sombra.

 

bottom of page