Castelo de Paiva
Banda Musical de Fornos
Em Janeiro de 1909, o Sr. António Moura Duarte dispôs-se a organizar uma Banda de Música em Fornos. “Levando avante tal projecto, depressa a nova Banda de Música se constitui e se prepara para actuar. Estreou-se na Vila de Sobrado de Paiva no dia 25 de Abril de 1909” (in Guido de Monterey, Castelo de Paiva p. 294). Em 27 de Setembro de 2003 adquire, finalmente, o estatuto de Entidade de Utilidade Pública.
A Banda é constituída por mais de cinquenta músicos executantes, com idades entre os 11 e os 45 anos, tendo o mérito de conseguir agregar a arte da juventude à experiência dos menos jovens.
O Maestro
Nascido a 21 de Outubro de 1977 em Castelo de Paiva. Concluiu o Curso Complementar Supletivo de Saxofone em Julho de 1998, na Academia de Música de Castelo de Paiva, com a classificação de 19 (Dezanove) Valores no Exame Final de Saxofone, na classe do Prof. Paulo Martins. Em Junho de 1999, completou a Licenciatura em Ensino (Diploma de Estudos Superiores Especializados) variante de Educação Musical na Escola Superior de Educação do Porto. Concluiu a Licenciatura do Curso de Saxofone na ESMAE (Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo) do Porto em Julho de 2006, com a classificação de 19 (Dezanove) Valores no Exame Final de Saxofone, na classe do Prof. Henk Van Twillert e Prof. Fernando Ramos (professor assistente), obtendo a média final de 16 (Dezasseis). Participou em várias Orquestras nomeadamente: Orquestra de Sopros de Jovens Músicos de Aveiro; Orquestra Nacional de Sopros dos Templários e Orquestra Nacional do Porto; Orquestra de Saxofones de Portugal; Orquestra de Sopros da ESMAE. Realizou Concertos a solo com a Orquestra da Escola de Música do Coral de Fornos (Sta Mª da Feira) e com a Orquestra de Sopros da Academia de Música de Castelo de Paiva e com a Banda da Armada Portuguesa no Festival Internacional de Saxofone de Palmela de 2009. Em 1996 foi premiado com o Terceiro Prémio no I Concurso de Saxofone de Castelo de Paiva e obteve uma Menção Honrosa no Concurso da Juventude Musical Portuguesa (com o Quarteto de Saxofones da Academia de Música de Castelo de Paiva). Participou, no II Concurso Internacional de Saxofones realizado em Dinant (Bélgica), em 1998. Obteve o prémio da Fundação Engenheiro António de Almeida no ano de 2006.