top of page

Banda Marcial de Bairros 

A Banda Marcial de Bairros deu os seus primeiros passos no dealbar do século XIX, em 1810 no âmbito da cultura musical.  Esta banda, tenta aos longo dos seus 200 anos de existencia, melhorar a sua qualidade de modo a alcançar cada vez mais sucesso e fazer as maravilhas de quem os escuta.

Esta banda, já que conseguiu levar o seu nome e o de Castelo de Paiva, mercê do seu excelente desempenho em deslocações a diversos pontos do País e do Estrangeiro.

A Banda Marcial de Bairros tem actualmente 63 executantes e o seu maestro é o Prof. Sérgio Carvalho com uma Direcção de Apoio composta por 20 elementos.

 

O maestro: 

Sérgio Carvalho nasceu a 20 de Junho de 1976, na cidade do Porto.Como formação literária concluiu o 12º ano em 1994, ano em que ingressou no ensino superior, no curso de Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, curso que deixou em 1996 para se dedicar inteiramente á música.Como formação musical iniciou os seus estudos de Trompete, na escola da Banda Marcial de Bairros no ano de 1986. Dois anos depois ingressou na Academia de Música de Castelo de Paiva onde finalizou o 8º Grau.Participou nas Orquestras Académicas: Orquestra de Sopros Jovens Músicos, Orquestra das Escolas de Música Particulares, Orquestra Sinfonieta, Orquestra Nacional de Sopros dos Templários, entre outras.Colaborou como solista com a Orquestra de Cordas da Escola de Música do Coral de Fornos e com a Orquestra de Sopros da Academia de Música de Castelo de Paiva.Exerce funções de docente na Academia de Música de Castelo de Paiva e Academia de Música de Arouca. É Maestro da Banda Marcial de Bairros desde 2004.
É licenciado em Trompete pela Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto. Em 2010 terminou o Mestrado em Pedagogia do Instrumento no Instituto Piaget em Viseu e em 2011 obteve a Profissionalização em Serviço pela Universidade Aberta.

Elementos: 

Flauta; José Carlos, Liliana Silva, Lisete Freitas, Ana Sofia Pinto, Ana Rocha, Ana Catarina, Joana Fernandes, Sara Silva.

Oboé; Joana Moreira, Patrícia Moreira.

Fagote; Catarina Ferreira, Ana Cândido.

Clarinete; Ana Patrão, José Francisco, Agostinho Vieira, Ana Catarina Carvalho, Ana Sofia Carvalho, Ângela Neves, Nélson Luis, Carlos Pinto, Tânia Bessa, Tiago Rodrigues, Nuno Cunha, Daniel Leal, Cláudia Silva, Catarina Santos, Marina Pinto, Rosa Lopes.

Saxofones; Luis Filipe Nunes, Daniel Carvalho, Joana Cardoso, Joana Mendes, Francisca Magalhães, Helena Silva, Alexandre Pinto, Paulo Silva, António Brás Lopes.

Trompete; Pedro Gentil, Tiago Passarinho, João Milheiro, Filipe Pinho, Rui Santos, Vitor Santos, Vera Silva, Miguel Carvalho, Tiago Santos, Andreia Freitas.

Trompa; Bruno Cruz, Flávio Oliveira, Francisco Cunha.

Trombone; Hugo Oliveira, Fábio Moreira, Gualter Rocha, António Teixeira.

Bombardino; Miguel Silva, João Santos.

Tuba; João Tarana, Marcos Carvalho, Jose Correia, Bruno Moreira.

Percussão; Manuel Freitas, Adriano Freitas, Telmo Freitas, Rafael Carvalho, Bruna Moura (teclas), David Costa, José Rafael, Juliana Fernandes.
Violoncelos; Rita Silva, Andreia Cunha.

Viola Baixo;

Staff; Henrique Vieira.

Concurso em Ateneu Artístico Vilafranquense

Atuação Banda Marcial de Bairros 2012 ACAPULCO 

bottom of page