Castelo de Paiva
A origem
Dos limites do encantável rio Douro até Arouca, Castelo de Paiva é contemplada com uma rica e nobre história!
Na idade média, esta terra fazia parte do território de Anégia, sendo que só no século XI é que começa a surgir a afirmação da verdadeira identidade desta grandiosa terra, chamando-lhe de Terras de Paiva.
Á cerda de cem anos atrás, esta vila denominava-se de "Paiva", vila esta que hoje faz fronteiras com os municípios de Arouca, Santa Maria da Feira, Penafiel e Cinfães, contendo sobre este local magnífico 17000 habitantes e 9 freguesias.
Em outrora, Castelo de Paiva foi uma terra que acolheu nomes ilustres da história de Portugal: dos descendentes de Martim de Bulhões e de Maria de Teresa Taveira, destacasse Martim de Pinto de Miranda Montenegro Vasconcelos Bulhões, que por ser o primeiro conde de Castelo de Paiva, possui a imortalidade que o nosso povo, até aos dias de hoje, lhe dá, mantendo-o no pensamento e nos louvores pela sua ação em prol do concelho e da região em questão.
São muitas as marcas da nossa grandiosa história, que se encontra recheada de monumentos megalíticos que fazem a delícia de quem nos visita.