Castelo de Paiva
Comida tradicional
Cabrito assado no forno a lenha
Este prato tem a particularidade de ser confecionado num forno a lenha. Dizem os mais antigos que calor destes fornos faz da carne do cabrito mais tenra e saborosa.
É acompanhado por arroz que é levado ao forno a lenha depois de previamente confecionado no fogão de gás, e é colocado a coxa do cabrito por cima para que este tenha o sabor do mesmo!
Um prato delicioso que combina com o vinho Corga da Chã e termine em beleza com o doce da sopa-seca de Castelo de Paiva!
Cozido á moda de Paiva
A conjugação de carnes de porco caseiro juntamente com os deliciosos enchidos da nossa terra, dão a este prato uma particularidade única.
Com o sabor do que é natural (batatas criadas na terra, couves plantadas nos campos agrícolas), este cozido á moda de Paiva tornou-se num prato apreciado por quem passa pelos restaurantes de qualidade desta zona!
Arroz de Lampreia
As lampreias que navegam no rio Douro e Paiva são delicadamente preparadas com a sabedoria e as receitas que foram passando de geração em geração.
Este é um dos pratos mais procurados pelos turistas, atraindo muita gente nos meses de Abril e Maio!
Sável
Este prato marca a cozinham nos primeiros meses do ano, tal como a lampreia. É normalmente frita e servida com um ligeiro toque de limão.
Bifes com cebolada à Santa Eufémia
Com a extraordinária qualidade dos bifes, estes são delicadamente temperados e confecionados com vinho tinto da região. Depois de grelhados, a cebola é levada a cozinhar com o vinho e todo o restante tempero, adquirindo um paladar único que enche a festa de Santa Eufémia e todas as barraquinhas que confecionam